sexta-feira, 28 de maio de 2010

Hidrovia do Lago de Furnas - Um projeto que está saindo do papel

O vereador Pedro Rafael em sua visita a Brasília no dia 28 de maio de 2010, participou com o Prefeito de Guapé e presidente da Alago, o Sr. Nelson Alves Lara, o ministro do transporte Paulo Sérgio Passos, o diretor de infra-estrutura Aquaviária o Sr. Herbet Drumon, para tratar sobre a autorização de um convenio com a Alago e as prefeituras do Lago de Furnas, para a implantação da Hidrovia no Lago de Furnas.
Recurso este de valor inicial de R$ 320.000,00 para elaboração dos estudos de viabilidade técnica, ambiental e econômica a 1° Etapa.
A criação da Hidrovia do Lago de Furnas é uma bandeira que tem como objetivo principal o incremento das atividades econômicas em todas as cidades de seu entorno. O uso adequado de uma rede Hidroviária exige a construção de uma infra-estrutura que envolve a abertura de canais para a ligação de vias fluviais naturais, a adaptação dos leitos dos rios para a profundidade necessária as embarcações. A Hidrovia é um grande fator de desenvolvimento do Lago para facilitar e economizar o transporte de produção agrícola da região bem como defensivos agrícolas e outros e também fomentar o turismo, esta previsto transportes de cargas e pessoas.
As estradas nas águas são utilizadas desde a antiguidade, a final as Hidrovias tem a seu favor um custo operacional muito baixo pra transportar grandes quantidades de produtos por grandes distancias.
É um projeto que esta se tornando realidade, na medida em que ganha apoio de importantes instituições. Agencia Nacional de Transportes Aquaviário (ANTAQ), a Comissão de Transportes da Câmara Federal, o Governo Federal e do Estado, Prefeitos e Lideranças dos 34 municípios a margem do Lago. Nossa luta esta se fortalecendo, mais ainda a muito o que fazer ter a sociedade ao nosso lado neste momento é condição fundamental para chegarmos a vitória.

1 comentários:

Cássio Rezende disse...

QUERO SABER QUAL O ESTÁGIO DE ANDAMENTO DESTE PROJETO.

Postar um comentário

 
Produzido por Cássio da Cris