terça-feira, 1 de junho de 2010

Pedro Rafael entrega título de Cidadão Honorário ao Sr. Fernando César Fernandes

O Vereador Pedro Rafael entrega o titulo do cidadão Honorário ao Sr. Fernando César Fernandes responsável pelo programa de aquisição de alimentos da região do sul de Minas (CONAB).
Abaixo, discurso do Sr. Fernando César Fernandes.
"
Caro autor da indicação para o titulo de cidadania, vereador Pedro Rafael Nunes
Demais Autoridades
Senhoras e Senhores
Dirijo um cumprimento especial aos caros conterrâneos, já que a partir desse instante sou oficialmente um guapeense.
Hoje é, para mim, um dia de muita alegria e de muita emoção.
Eu sinceramente não pretendia falar nesta solenidade. Ingressei numa fase da vida em que, nestas ocasiões em que nossa sensibilidade é posta á prova, a emoção fala mais alto que a razão.
Mas compreendo que mais reprovável do que um homem da minha idade embargar a voz no meio de um discurso, mais grave que isso, é ficar calado diante de um gesto tão grandioso quanto este da Câmara Municipal de Guapé em conceder-me o título de Cidadão Guapeense.
Eu não poderia de fazer um agradecimento publico a esta iniciativa que tanto me honra.
Então, resolvi correr o risco. Mas, para não ficar ainda mais fragilizado, resolvi passar por cima de muita coisa que marcou a minha presença em Guapé nos últimos tempos.
Num momento de reflexão quero falar um pouco desta cidade maravilhosa. Tento voltar ao longínquo dia 7 de setembro de 1923, quando o então Governador de Minas Gerais,Raul Soares de Moura assina a lei n°843, que desmembrava o Distrito de São Francisco do Rio Grande do Município de Dores da Boa Esperança, emancipando e passando a se chamar GUAPÉ, que, na língua indígena é uma planta aquática, conhecida também como ‘’ Caminhos das Águas’’ que recobre a superfície dos lagos com suas folhas, formando uma espécie de tapete verde.
Sua historia se divide em duas partes: Antes e Depois das águas de Furnas, devido inundação na década de 60 para construção de uma usina hidrelétrica.
Com a formação do lago, boa parte da cidade ficou submersa. Até parece uma ironia, o nome da cidade que significa ‘’Caminho das Águas’’ iria com o enchimento do lago ficar parcialmente tomada pelas águas.
Em 1924, este lema Fluctuat Ne Mergitur foi escrito na bandeira da cidade, que significa ‘’Frutuarás, não afundasrás’’, ou em uma livre interpretação significa ‘’Resiste’’. Quem poderia naquela época imaginar que depois de 39 anos de historias, Guapé iria por em prova o lema que carregava em sua bandeira, não se deixando afundar com as águas de Furnas, mesmo tosa encoberta resistiria, e como uma fênix ressurgiria das próprias águas que a submergiram. E Guapé ressurge, como a fênix da mitologia, ressurge mais bela e mais forte.
Passam-se muitos anos de história. Hoje se vê uma Guapé forte, atnaneira, majestosa, estruturada para suportar todas as adversidades. Alicerçada na política, na economia, na agricultura etc. e aí, no item, agricultura, especificamente, entra a ação imprescindível da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB objetivando atender á população em situação de insegurança alimentar e nutricional por meio de doação de alimentos adquiridos dos agricultores familiares.
Esta parceria CONAB/ ASSOCIÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE GUAPÉ E PREFEITURA MUNICIPAL tem dado certo. O Programa Barriga Cheia, onde troca-se lixo reciclado por alimentos transforma a vida das pessoas porque enfrenta a pobreza, de Minas Gerais, tem sido referência para outros estados brasileiros.
E nesse contexto entra o nosso trabalho, que com transparência e lisura não medimos esforços para que a cidade de Guapé tenha a contemplação na sua plenitude.
Mas, muito mais do que a obra física, conta a obra social, aquela que fazemos no dia-a-dia para promoção das crianças e da juventude, a fim de que possam construir uma sociedade bem melhor e mais justa do que a nossa.
Sou muito grato, particularmente, ao vereador Pedro Rafael, pela proposição do projeto que culminou com a concessão do honroso titulo que ora recebo. Liga-me ao nobre vereador uma grande amizade, embuída de muito respeito e consideração.
Pedro Rafael é um grande líder político. Um admirável tribuno, uma pessoas de convívio político e social fácil, um político devotado ás causas de nossa comunidade, sobretudo dos mais carentes. Estes e outros atributos fizerem dele merecedor da confiança do povo para receber esse, e quiçá, muitos outros mandatos populares.
Faço, agora, do fundo do meu coração, um agradecimento solene a esta cidade amiga, aos seus habitantes, aos meus amigos e ás minhas amigas, aos políticos e administradores e, em especial, á Câmara Municipal, na pessoa de cada um de seus Eminentes Vereadores, pela generosidade da aprovação do projeto que torna Cidadão Honorário de Guapé, e não poderia deixar de agradecer a amizade sincera e fraterna do estimado amigo Nelson Alves Lara e seus familiares pela grande acolhida neste município.
Nesta cidade fiz muitos amigos e tive a chance de participar de uma obra grandiosa no combate a fome. Combati a bom combate.
Se tudo isto significar cidadania, com muito orgulho proclamo, então: SOU CIDADÃO DE GUAPÉ.
Retorno a Belo Horizonte com o coração cheio de gratidão por essa cidade. E não precisam se preocupar quando precisarem, porque irmãos sentem quando um precisa do outro.
Muito Obrigado!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Produzido por Cássio da Cris